A Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Estratégico da Prefeitura promoveu na noite de quarta-feira, 19, no auditório da Incubadora de Empresas, uma audiência pública para discutir a implantação do campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em Lins. O encontro reuniu o reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, o vice-prefeito dr. André Kodjaoglanian (que representou o prefeito dr. João Pandolfi), o secretário municipal Juliano Beltani, o prefeito de Guarantã, Marcos Frugeri, a ex-prefeita Valderez Moya, e os vereadores Wesley de Madureira, Ailton Gomes e Marcelo Muniz, além de representantes da sociedade civil, professores e moradores da cidade.
Durante a audiência, o reitor Silmário reforçou ao Debate que Lins está bem posicionada no processo de escolha dos novos campi que serão anunciados pelo Governo Federal. Segundo ele, o município apresentou contrapartidas importantes e já passou por etapas técnicas, incluindo visita de engenheiros do IFSP ao antigo campus da Unimep, atualmente desativado.
Em entrevista, Silmário explicou que o processo segue avançando: “Nós estamos nessa fase de discussões e a cidade já fez alguns movimentos apresentando contrapartidas. Agora, o próximo passo é aguardar a determinação definitiva do campus para Lins, que nós estamos trabalhando, buscando atender a essa demanda realmente necessária para a região, que está descoberta e precisa desse equipamento público”, afirmou.
Ao comentar sobre a estrutura da Unimep, o reitor destacou que o imóvel coloca Lins em vantagem. “Quando a cidade apresenta um equipamento já em boas condições de uso, como é o caso de Lins, a gente avalia que o ranking fica mais lá em cima. Então eu estou bastante esperançoso que a gente consiga em breve anunciar esse campus aqui em Lins”, disse. Ele acrescentou que o ministro Paulo Teixeira, o secretário-executivo do MEC, Léo Barchini, e o ministro Camilo Santana são entusiastas da expansão dos Institutos Federais e que a expectativa é anunciar não só Lins, mas outros 10 a 12 novos campi no Estado. Atualmente, o IFSP tem 54 campi e um Politécnico de Inovação em atividade, totalizando 55 unidades ligadas à reitoria.
O vice-prefeito dr. André manifestou apoio total à instalação do Instituto Federal em Lins e destacou o papel da ex-prefeita Valderez no processo. “Juntos somos mais fortes e vamos conseguir recolocar Lins como cidade universitária com a instalação do Instituto. A Faculdade de Medicina está a caminho e, com Odontologia, Lins volta ao cenário estadual e nacional como Cidade das Escolas”, declarou.
A pauta vem ganhando força nos últimos meses. Em setembro, o vice-prefeito e a ex-prefeita estiveram no Ministério da Educação reforçando o pleito. Em outubro, engenheiros do IFSP avaliaram o prédio da Unimep e consideraram a estrutura adequada, incluindo salas, laboratórios e mobiliário. O município também destacou fatores que fortalecem a candidatura: a infraestrutura já pronta do imóvel; o interesse da mantenedora em preservar a função educacional do prédio, que por mais de 65 anos abrigou a tradicional Faculdade de Odontologia; e a possibilidade de compensar dívidas tributárias da Unimep com a União no valor estimado do imóvel, o que viabilizaria a transferência ao IFSP.
Fonte: https://sl1nk.com/ULUHf